terça-feira, 23 de junho de 2009

Como Surgiu a CEO


COMO SURGIU A CEO


A data marcante para a CEO e todos os seus membros é o dia 13 de setembro de 1989, por ser o dia da sua instalação com Ata de Organização e Fundação à rua Quintino Bocaiúva, 330 no andar térreo, no prédio do Pr. Márcio Silva Castro. Naquela noite tudo estava lindo, com 50 cadeiras bem distribuídas, púlpito em forma de coração, local bem ornamentado, quando o Pr. Presidente da Assembléia de Deus de Divinópolis/MG – Dr. Luiz Carlos Villarinho e os Pastores Anísio Marques dos Santos, Silvano Vidal Filho e Valdemar da Anunciação, realizaram um culto a Deus com mais de 30 visitantes, entre eles, evangélicos de outras igrejas e não evangélicos, além das 15 pessoas que comporiam a CEO. Todavia a história geral da CEO começou bem antes desta data e resumidamente eu gostaria de contar alguns detalhes importantes.


No dia 31 de maio de 1983 eu me mudei de Ouro Fino para Baependi com a finalidade de montar o Supermercado Marcivane (funcionou por 05 anos no endereço da igreja acima citado), depois a Mercearia Marcivane e a Farmácia Baependi em sociedade com o Márcio Silva Castro. Olhando do lado humano eu vim para trabalhar e ganhar dinheiro como comerciante, porém do lado espiritual eu vim no plano de Deus para a Flavinha (com cinco anos na época) ser uma cantora evangélica infantil e gravar 02 Discos, para trabalhar incansavelmente na escola dominical como superintendente, para ser Presidente da Umadec (Mocidade do campo de Caxambu), formar o conjunto instrumental “Os Gideões” no Ministério da Assembléia de Deus em Caxambu e finalmente ser Pastor-Presidente da CEO. Quando cheguei à Baependi o Márcio era um crente (Diácono) salvo, porém apagado; dizimista fiel, mas com o ”dom” de ficar calado na igreja. Sempre fomos muito unidos tal qual Davi e Jônatas, com uma grande diferença entre nós, naquela época – eu gostava de ler muito e o Márcio de ler nada. Então todo presente que eu precisasse dar-lhe, eu procurava dar sempre um livro, um dicionário ou algo relacionado à leitura. Depois de muitas leituras, Escolas Dominicais, Estudos Bíblicos, Vigílias, Orações pelas manhãs (madrugadas), mais intimidade com Deus, finalmente no dia 04 de fevereiro de 87 o Senhor sacudiu o Márcio e o renovou profundamente . Aquele crente frio (gélido) foi incendiado pelo Espírito Santo e no dia 29 de março de 87 ele deu um testemunho na ig. Assembléia de Deus em Caxambu sobre a sua chamada para a Obra de Deus, que até o intitulei de Missionário Márcio (eu tenho esta fita k7 gravada). Daí em diante aquele homem que mal conseguia falar 05 minutos à frente passou a pregar até uma hora por dia e sem “encher lingüiça”. Evangelizou todos os seus familiares, coisa que não fizera ao longo dos anos e no dia 07/05/87 Deus exigiu dele um recado aos obreiros e companheiros de Ministério. Todos ficavam estupefatos com a autoridade com que ele falava e este recado foi entregue a cada obreiro do campo de Caxambu, mesmo aos que moravam em outras cidades, sendo o último recado encerrado em 17/05/87.


Durante 02 anos após este reboliço todo, eu e o Márcio sempre evangelizamos, embora muito cobrados por Deus, em alguns aspectos. Exatamente no dia 31/05/89 eu que na época era presbítero e o Márcio diácono, depois de tantas instigações de Deus ao evangelismo, com esportes e lazer como ainda fazemos no Sítio El-Shadai, realizamos uma Reunião com mais 09 componentes, conforme relação em arquivo. Nesta reunião formamos uma equipe de Evangelismo e Discipulado, intitulada – Missão Jerusalém, com grande intuito de ganhar almas para Cristo e levá-las para a Igreja onde éramos membros – Assembléia de Deus (Ministério Madureira). Nesta equipe de 11 componentes cada um contribuía com uma porcentagem do Salário Mínimo, conforme a prosperidade de cada um, isto para aquisição de Bíblias, Quadrinhos com Versículos Bíblicos, Panfletos ou outro material de evangelismo pessoal com distribuição gratuita.


Acontece que o desejo de evangelismo, a sede de ganhar almas para Cristo e a chamada para um Ministério (tipo CEO) era para o Pr. Márcio e para mim , pois havíamos ganhado para Cristo o gerente da Caixa Econômica Federal de Baependi – o Sr. Válter Machado de Lima (nosso tesoureiro da Missão) e o Minerador Sr. Alfredo Abdala e estes, bem como outros sentiam-se como peixes fora d’água na Igreja onde estávamos.


Começamos a evangelizar com fitas de vídeo, fitas k-7 (áudio), Discos, Discipulados e etc... No mês de junho de 1989 Deus nos deu muitos Estudos Bíblicos e nos abriu a mente em diversos aspectos, quebrando muralhas de muitos tradicionalismos e preconceitos religiosos, até então, entranhados em nossas vidas. Enquanto os irmãos  se  preocupavam  intensamente  com  o  exterior  do  homem,  Deus   cobrava   de   nós   a preocupação com o interior em primeiro lugar, pois a boca derrama do que o coração está cheio. Por esta e por outras razões Deus constantemente nos persuadia sobre João 8.32  “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”; o Espírito Santo nos dizia: cumpram isto, vivam isto, proporcionem isto, porém sem ira e nem contenda, e sempre com muito amor.


No dia 24 de agosto de 1989 fomos lançados ao “Mar” como dois Jonas que precisavam ir para Nínive e dia 02-setembro-1989 fomos membrados na Igreja Assembléia de Deus de Divinópolis, onde servimos como obreiros até 17 de fevereiro de 1996. Deste importante Ministério recebemos com todo amor e consideração a Autonomia Ministerial, Administrativa e Financeira  com Diretoria própria.


Donizétti F. Maciel

Anterior Proxima Página inicial

4 comentários:

  1. devemos ter sempre em mente que o que prevale-se é a avontade de Deus em nossas vidas.paz a todos.

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo lindo testemunho. Pr Donizete Maciel vai nesta tua força.

    ResponderExcluir
  3. fui da assembléia de deus, hoje sou do ministério céo. fico feliz em saber q tudo começou na assembléia de deus.

    ResponderExcluir